quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Egoísmo, egocentrismo, frustração, generosidade, altruísmo, zelo

Outro dia conversando com um amigo....ele me relatou que estava chateado, me contou a sua situaçãoe aí parei para pensar na situação dele, o que me fez pensar em como algumas vezes somos generosos demais ou egoístas demais!
Sempre queremos agradar o próximo pelo carinho e afeto que temos pela pessoa, às vezes, só pelo simples motivo de ter, sem precisar da troca, sem precisar do retorno, que se dá a generosidade, o altruísmo. Mas muitas vezes o abuso e o egoísmo sobre este "zelo" é tão grande que deixamos (ou deixam) de pensar de que de alguma forma aquilo (ou aquele) é importante para nós e começamos(começam) a "sugar" o que os outros nos oferece(ou é oferecido) em benefício próprio, para suprir somente as nossas necessidades (ou vice-versa), muitas vezes necessidades de auto-afirmação, abastecendo nossa cota de egocentrismo. Colocando as nossos interesses, desejos e necessidades em primeiro lugar.
O que me faz pensar que a pessoa egoísta acredita que o mundo e as pessoas ao seu redor foram feitas para ela e somente para ela - sofrem, porque outras pessoas não correspondem às suas expectativas, lutando para que as pessoas se moldem aos seus interesses.
Na minha opinião, não devemos deixar de ser egoístas, porém, saber a medida saudável para isso e saber equilibrar o altruímo, saber, também, se dedicar aos outros, ser bom e generoso naturalmente, sem a necessidade do resultado, da troca. Acho que bondade nunca é demais para ninguém, é o sentimento que os mais fortes têm pelos mais fracos.
Nunca crie expectativas sobre as atitudes de outra pessoa, a expectativa nada mais é que uma crise de confiança, é um sentimento de insegurança com relação ao que pode acontecer. É uma crença emocional e totalmente psicológica de esperança de resultados positivos (lembrando que nem tudo nessa vida dá certo, levando a frustração. (Não estou sendo pessimista, lembre-se, é apenas um comentário)).
Adendo: frustração é um sentimento que ocorre quando algo acontece impedindo o alcance de um objetivo de desejo pessoal. Quanto maior for o objetivo, maior será a frustração. Resultando em uma ação negativa socialmente e quando esta não dá certo a pessoa passa a usar de outros artifícios emocionais geralmente visando comover ou sensibilizar com a apelação emocional.

Saber equilibrar, saber ser estável entre os dois sentimentos, entre o egoísmo e o altruímo, entre o egocentrismo e a humildade, simplicidade. E não faz mal pra ninguém né?